Pular para o conteúdo

Navega MS

Início » Blog » Morre Maria Olegária, professora e historiadora de Camapuã

Morre Maria Olegária, professora e historiadora de Camapuã

Professora faleceu no Hospital da Cassems nesta tarde (4), após mais de um ano de luta contra o câncer; velório será na Câmara Municipal de Camapuã

Morre Maria Olegária, professora e historiadora de Camapuã. Imagem/Arquivo pessoal

 

Faleceu na noite desta terça-feira (4), em Campo Grande, a professora e historiadora Maria Olegária, vítima de um câncer. Ela estava internada no Hospital da Cassems e lutava contra a doença há mais de um ano.

Nascida em Camapuã em 9 de abril de 1950, Maria Olegária dedicou mais de 35 anos à educação, lecionando História e Geografia. Foi professora na Escola Miguel Sutil e também diretora da Escola Camilo Bonfim, deixando sua marca na formação de diversas gerações. Além de educadora, escreveu um livro sobre a história de Camapuã, contribuindo para a preservação da memória da cidade.

Sua sobrinha, Bárbara Elisa, expressou a dor da perda e destacou o legado da tia:

“Hoje foi embora uma das melhores pessoas que conheci na minha vida. Ela era de uma resiliência, de uma fé… Vai fazer muita falta. A Tia Maria não teve filhos, então nós, sobrinhos, fomos os filhos que ela não teve.”

A ex-aluna Carla Basso relembrou com carinho a personalidade firme e dedicada da professora:

“Ela era muito séria. Nos dias de prova, usava óculos de sol para ninguém ver para onde estava olhando. Uma vez tentei colar, mas não deu certo, porque ela logo percebeu e disse: ‘Carla Andrea, tô vendo, viu?’. Era uma professora excelente, muito educada. Nunca ouvi ninguém dizer que não gostava dela. Recentemente, ela mandava mensagem de WhatsApp todo dia, dando ‘os bons dias da vida’. Sábado foi o último dia que conversei com ela.”

A professora Lucia Guazeli, colega de profissão e amiga de Maria Olegaria, lamentou sua partida:

“Uma grande perda para a nossa cidade. Foi uma excelente professora, colega de profissão e amiga!”

A secretária de Educação e Cultura de Camapuã, Selma Ramires, também prestou sua homenagem:

“É com grande tristeza e pesar que a Educação de Camapuã recebeu a notícia da perda da tão estimada professora de História e Geografia. Era assim que todos a chamavam. Professora Maria Olegaria, minha ex-professora e de muitos outros alunos, descansa em paz. Temos certeza de que, como religiosa que era, você terá o Reino da Glória.”

O adeus à professora Maria Olegaria deixa um vazio na educação de Camapuã, mas seu impacto e ensinamentos continuarão vivos na memória de todos que aprenderam com ela.

Mulher admirável, Maria Olegária conquistou o respeito e a admiração de seus alunos e colegas. Seu falecimento representa uma grande perda para a educação e para a história de Camapuã.

O velório será realizado na Câmara Municipal de Camapuã, a partir das 7h da manhã desta quarta-feira (5).

Marcações:

1 comentário em “Morre Maria Olegária, professora e historiadora de Camapuã”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *