Havia 16 ocupantes no veículo, sendo 13 moradores de área rural da Bahia

O motorista da van, que colidiu com o caminhão na BR-020, afirmou em depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) que estava dirigindo há mais de 12 horas antes do acidente. A colisão deixou cinco mortos e 12 feridos. Ele contou que passou ”toda madrugada” dirigindo e afirmou que não havia ingerido nenhum tipo de bebida alcoólica.
Momentos antes da batida, o condutor postou em seu perfil em uma rede social, um vídeo dirigindo na madrugada. Na van, inclusive, havia um adesivo na parte traseira do veículo que dizia: ”O patrão mandou tocar a noite toda”.
Segundo a legislação brasileira, é proibido ao motorista profissional dirigir por mais de 5 horas e meia ininterruptas veículos de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de cargas, sendo obrigatório um descanso de 30 minutos a cada 6 horas.
No depoimento, o motorista não mencionou qualquer tipo de parada para descanso durante o trajeto de mais de 700 quilômetros. O veículo saiu de Santa Rita de Cássia, na Bahia, no final da tarde desta segunda-feira (16/2).
Quanto ao acidente, o motorista relatou que viu uma carreta à sua frente transitando em baixa velocidade. Ao chegar perto, teria tentado desviar, mas acabou colidindo.
Aos prantos, o motorista disse que “acabou com sua vida” momentos após o acidente, em um áudio encaminhado a um familiar. Ele foi levado ao Hospital de Planaltina após o grave acidente e submetido a uma cirurgia. Até o momento, não foram divulgadas informações atualizadas sobre o estado de saúde dele.
O Metrópoles apurou que dos 16 ocupantes do veículo, 13 eram de uma comunidade rural de Santa Rita de Cássia (BA), chamada de Engenho Velho.
Em nota, a prefeitura informou que “neste momento de dor” se solidariza com as famílias das vítimas, amigos e todos os envolvidos, ”desejando força e conforto diante dessa tragédia”.
Entre os 12 passageiros feridos, cinco são crianças e uma outra pessoa é uma idosa. A informação é do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).
As vítimas transportadas são: cinco crianças; uma adolescente; um adulto; e uma idosa. Ainda não se sabe o estado de saúde das vítimas. A identidade dos mortos ainda não foi divulgada, mas o Metrópoles apurou que trata-se de dois homens, duas mulheres e a criança, que tem entre 3 e 5 anos.
Fonte: TopMidia News