A umidade do ar considerada deserto pela Organização Mundial da Saúde é a que fica abaixo de 30%

Em Mato Grosso do Sul, 60 municípios estão sob alerta de baixa umidade relativa do ar, conforme aviso emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta segunda-feira (21). O alerta segue valendo até as 22h do mesmo dia.
Segundo o instituto, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%, o que caracteriza risco à saúde, especialmente para grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Esse nível de umidade está abaixo do ideal recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de 60%, e exige atenção redobrada da população. Além disso, a umidade do ar considerada deserto pela OMS é a que fica abaixo de 30%.
Alguns dos municípios são: Água Clara, Campo Grande, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Camapuã, Corumbá, Dourados, Inocência, Jardim, Ladário, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, entre outros.
Campo Grande completa nesta segunda-feira, 28 dias consecutivos sem chuva. A previsão mais otimista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) é de chance de 40% de chuva na próxima sexta-feira, dia 25 de julho.
Durante esse período, é essencial adotar medidas preventivas, como:
- Beber bastante água;
- Evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
- Umidificar ambientes;
- Usar protetor solar
- Utilizar hidratante para pele e soro fisiológico para olhos e narinas.
Fonte: CampoGrande News