Eles foram tratados nos consultórios veterinários da Subea e da UFMS

Em menos de uma semana, dois gatos atingidos por disparo de chumbinho foram atendidos no consultório veterinário da Subea (Superintendência de Bem-Estar Animal), da Prefeitura de Campo Grande.
Os casos acenderam um alerta para a violência contra pets na Capital. “Os tutores devem denunciar à polícia, não podemos tolerar atos de crueldade contra os animais. A população deve ajudar a identificar e punir os responsáveis”, orienta a pasta.
As vítimas foram a fêmea Feinha e o macho João. A primeira chegou no consultório sem conseguir andar. Foi avaliada e encaminhada para tratamento na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que tem convênio com a prefeitura.
Maria Walney, a tutora da Feinha, conta que a gata caiu do telhado de sua casa.
“Ela nunca sai da área de casa, sempre fica por aqui. Na hora que caiu, eu corri e vi que ela estava sem conseguir andar. É muito triste ver um animal sofrer desse jeito por maldade de alguém”, disse.
O disparo atingiu um nervo da pata e resultou numa fratura lombossacral. Feinha precisará de cirurgia para recuperar os movimentos.
O outro caso envolveu o gato comunitário João, cuidado por moradores. O projétil o atingiu superficialmente e foi removido sem complicações por veterinários da Subea. Maria Lúcia, que cuida do gato diariamente, se revoltou.
“Ele é um gato de rua, mas sempre está aqui. Dou comida, água, trato dele como se fosse meu. Não entendo como alguém tem coragem de fazer uma coisa dessas”, disse.
Maus-tratos contra animais configuram crime previsto na Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com pena que pode chegar a cinco anos de prisão, além de multa.
Denúncias podem ser feitas pela Central 156, canal oficial para relatar casos de abuso, abandono e violência animal.
A Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) também recebe denúncias pelos seguintes contatos:
– WhatsApp: (67) 99653-0934
– Ligação: (67) 3325-2567
– E-mail: denuncias.decat@pc.ms.gov.br.