Renato Teixeira Breda, de 38 anos, era alérgico e não resistiu às picadas; estado já registrou mais de 1.200 ocorrências em dois anos

Renato Teixeira Breda, de 38 anos, faleceu após ser atacado por um enxame de abelhas enquanto trabalhava na Fazenda Dois Irmãos, em Coxim, na tarde de terça-feira (25). Embora tenha sido socorrido, ele não resistiu às complicações causadas pelas picadas, agravadas por uma reação alérgica.
Ataque e tentativa de resgate
De acordo com o site Coxim Agora, Renato estava realizando atividades no campo quando foi surpreendido pelas abelhas. Na tentativa de escapar, ele correu em direção a uma área de mata, mas o local de difícil acesso dificultou o resgate imediato. Quando finalmente foi encontrado, o trabalhador foi levado ao Hospital Municipal Demétria Albano Ramos em estado crítico e já sem sinais vitais. A Polícia Civil está investigando o caso.
Crescimento de acidentes com abelhas no estado
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Ciatox-MS, indicam que entre 2023 e 2024, o Mato Grosso do Sul registrou cerca de 1.200 ataques de abelhas, com uma média superior a um incidente por dia. As cidades de Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá lideram as notificações. Recentemente, um idoso de 76 anos também foi atacado por abelhas no bairro Vale do Taquari, em Coxim.
Prevenção e cuidados
A SES emitiu uma nota técnica com orientações sobre como prevenir acidentes com abelhas. Entre as principais recomendações estão:
- Não tentar remover ou espantar colmeias sem ajuda especializada.
- Evitar movimentos bruscos durante um ataque e proteger o rosto e pescoço com panos.
- Atentar para as roupas e perfumes: cores vibrantes e fragrâncias fortes atraem as abelhas.
- Evitar atividades ao ar livre nos horários de maior atividade dos insetos, entre 10h e 15h.
- Procurar atendimento médico imediato em caso de múltiplas ferroadas ou se a vítima for alérgica.
Fonte: Idest