Pular para o conteúdo

Navega MS

Início » Blog » Protetores de animais protestam após corte em vagas de castração em Campo Grande

Protetores de animais protestam após corte em vagas de castração em Campo Grande

Defensores da causa animal alegam que baixa no número de vagas poderá gerar abandonos

Reprodução PMCG

Protetores independentes e ONGs ligadas à causa animal de Campo Grande realizam, nesta quarta-feira (20), uma manifestação após anúncio de suspensão do atendimento exclusivo ligado à castração de animais, feito pela Subea (Superintendência de Bem-Estar Animal). O protesto acontece na frente da Subea, organizado pela Comissão Permanente de Trabalho em Prol dos Animais, responsável por representar os protetores e Ongs.

Conforme a protetora e representante, Dani Reis, o número de vagas de castração foi reduzido sem um aviso prévio. “O protesto é para que retorne as castrações que nós, protetoras e Ongs já tínhamos, e que foram retiradas por meio do decreto de contenção de 25% de gastos, feito pela prefeitura”.

Ela ainda afirmou que, eram por volta de 300 castrações, de animais abandonados, famílias carentes que não conseguiam levar o pet até a Subea, e animais provenientes de resgates. “Nós protetoras tínhamos direito a 10 vagas por semana, cinco por período. Com o corte, querem disponibilizar 10 vagas mensais, que disputaremos entre a população; mais de 280 protetoras cadastradas teriam uma vaga por dia. Foram retirados mais de 90% das nossas castrações”, explica.

A organização calcula a participação de mais de 100 protetoras. “Esse é um trabalho fundamental, se não a cidade se tornará um caos. São cinco anos de trabalho em castrações e serão perdidos em cinco meses, pois os animais se proliferam muito rápido. Isso é questão de saúde pública, porque vai aumentar o abandono, animais nas ruas, e poderá aumentar inclusive as zoonoses”, finaliza.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura, mas até o fechamento desta matéria não houve resposta.

 

Fonte: TopMidia News

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *