Tenente Faria destaca o aumento de acidentes e reforça a importância da educação no trânsito
Por Flávio Dias
A Polícia Militar de Camapuã está intensificando a fiscalização e fazendo um alerta à população sobre a segurança no trânsito, após uma série de acidentes envolvendo motocicletas deixar oito pessoas feridas nesta semana. O comandante da corporação, Tenente Faria, ressaltou nesta sexta-feira (21) a necessidade de mais conscientização e respeito às leis de trânsito para evitar novas tragédias.
Segundo o comandante, a falta de empatia entre motoristas, o desrespeito às normas de circulação e a adoção de práticas irresponsáveis estão entre os principais fatores que contribuem para os acidentes. Entre os problemas observados, ele cita motoristas que não respeitam ciclistas e pedestres, além de pessoas conduzindo veículos sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Vejo muitas pessoas desrespeitando as leis de trânsito, ultrapassando a via preferencial e sofrendo graves acidentes. O pior é que, além de arriscarem suas próprias vidas, colocam em risco a integridade física de terceiros. É preciso lembrar que dirigir sem CNH é ilegal e perigoso, assim como transportar crianças menores de 10 anos na garupa de uma moto”, alertou o tenente.

Fiscalização será intensificada
Diante desse cenário, a Polícia Militar vai reforçar a fiscalização no trânsito da cidade para coibir irregularidades e reduzir os índices de acidentes. Entre as infrações mais comuns flagradas pelas autoridades, estão o uso de celular ao volante, o não uso do cinto de segurança, estacionamentos irregulares e a formação de fila dupla em frente às escolas.
“Muitos pais estacionam em fila dupla na porta das escolas, bloqueando o fluxo de veículos e colocando em risco os próprios filhos e outros pedestres. Além disso, muitos motoristas insistem em usar o celular enquanto dirigem, desrespeitam as faixas de pedestres e estacionam de forma irregular. Tudo isso compromete a segurança de todos”, destacou o comandante.

Ainda segundo o tenente, a obediência às normas de trânsito não deve ser vista apenas como uma obrigação legal, mas sim como um compromisso com a segurança coletiva. Ele reforça que a Polícia Militar não tem o objetivo de prejudicar ninguém, mas sim de aplicar a lei para garantir um trânsito mais seguro em Camapuã.
“Quando a Polícia Militar faz uma autuação, muita gente critica dizendo que é “indústria da multa”. Mas, na verdade, estamos apenas cumprindo nosso dever. Se cada um fizer a sua parte e respeitar as leis de trânsito, evitaremos acidentes e vidas serão preservadas”, concluiu.
A Polícia Militar orienta que os condutores respeitem as regras, dirijam com prudência e, principalmente, priorizem a segurança de todos no trânsito.
Acidentes e 8 vítimas em uma semana em Camapuã
Na última semana, oito pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito em Camapuã. A maioria das ocorrências envolveu motociclistas, além de um caso de capotamento. Das oito vítimas, quatro tiveram que ser transferidas em vaga zero para Campo Grande para atendimento especializado.

Diante do alto número de acidentes, a Polícia Militar alerta para a necessidade de mais prudência no trânsito, reforçando a importância do respeito às leis e do uso de equipamentos de segurança. Com o crescimento dessas ocorrências na cidade, a conscientização de motoristas e motociclistas se torna essencial para evitar novas vítimas e garantir um tráfego mais seguro em Camapuã.