Pular para o conteúdo

Navega MS

Início » Blog » Padre Pedro encerra a Quaresma com mensagem de fé e anuncia celebrações da Semana Santa em Camapuã

Padre Pedro encerra a Quaresma com mensagem de fé e anuncia celebrações da Semana Santa em Camapuã

Missa do Lava Pés nesta quinta-feira abre o Tríduo Pascal, com ritos e procissões até o Domingo de Páscoa

Comunidade da Paróqua São João Batista. Imagem/Arquivo pessoal

 

Com o encerramento da Quaresma nesta quinta-feira (17), o Padre Pedro, líder da Paróquia São João Batista, deixou uma mensagem de fé aos católicos de Camapuã e convidou a comunidade a participar das celebrações que marcam o início do Tríduo Pascal. Segundo ele, esse tempo foi uma oportunidade valiosa para reflexão, jejum, oração e caridade, em preparação para a ressurreição de Cristo no Domingo de Páscoa.

De forma didática, o sacerdote explicou que a Quaresma não é apenas um tempo de sacrifícios, mas um convite à conversão e à reflexão sobre a vida de Jesus Cristo e sobre o compromisso dos cristãos com o Reino de Deus.

“Nós iniciamos a Quaresma com a Quarta-feira de Cinzas, quando começa o tempo de jejum, oração, caridade e penitência. Depois temos cinco semanas, quarenta dias para refletir sobre a vida de Jesus, sobre o seu projeto de Reino e sobre a nossa caminhada cristã”, destacou o padre.
Padre Pedro da Paróquia São João Batisde de Camapuã. Imagem/Arquivo pessoal

A Quaresma culmina na Semana Santa, que começou com o Domingo de Ramos, marcando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Desde então, a Igreja vive dias de profunda espiritualidade, que conduzem ao Tríduo Pascal, iniciando na noite desta quinta-feira.

Celebrações especiais em Camapuã

Padre Pedro também anunciou os horários das celebrações que marcam o Tríduo Pascal, convidando todos os fiéis para viverem intensamente este momento sagrado:

  • Quinta-feira Santa (hoje, 17/04) – Missa da Ceia do Senhor, com o rito do Lava Pés, às 19h, na Igreja Matriz.

“Uma celebração muito bonita. Celebramos o serviço, a instituição da Eucaristia, Cristo presente no pão e no vinho, seu corpo e sangue doado por nós. E também a instituição do sacerdócio”, disse o padre.

  • Sexta-feira Santa (18/04) – Celebração da Paixão e Morte de Jesus, às 17h, seguida pela tradicional procissão com as imagens de Nosso Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores, saindo em duas colunas pelas ruas da cidade.

“A cruz erguida é sinal de salvação. Veneramos a Santa Cruz, a árvore da vida”, explicou.

  • Sábado Santo (19/04) – Vigília Pascal, também às 19h, com bênção do fogo novo, proclamação da ressurreição, batizados e renovação das promessas do batismo.
Clero da Diocese de Coxim. Imagem/Arquivo pessoal

“O círio pascal, aquela vela grande, simboliza Cristo ressuscitado. Uma celebração muito bonita, que nos prepara para a alegria do Domingo de Páscoa”, completou.

Segundo Padre Pedro, o Sábado Santo é um momento profundo de silêncio, em que a Igreja reflete o descanso de Jesus na mansão dos mortos.

“O verbo, a palavra de Deus, está calada. Depois de gritar na cruz, Ele silencia e desce à mansão dos mortos. No sábado, celebramos a vitória da luz sobre as trevas.”

Ao final, o sacerdote deixou sua mensagem aos fiéis:
“Desejo a todos uma feliz Páscoa. Que possamos viver este tempo com fé, esperança e compromisso com o Evangelho de Jesus Cristo, que está vivo entre nós.”
Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *