Pular para o conteúdo

Navega MS

Início » Blog » No Dia do Advogado: conheça a história do jovem criado em Camapuã que se tornou juiz

No Dia do Advogado: conheça a história do jovem criado em Camapuã que se tornou juiz

Criado em Camapuã, Bruce Lee Simões Pimentel construiu, com disciplina e perseverança, uma carreira de destaque no Judiciário brasileiro. Hoje, ele é juiz titular na cidade de Piranhas, em Alagoas, e inspira jovens a acreditarem no poder transformador da educação.

Dia em que Dr. Bruce foi empossado como Juiz. Imagem/Arquivo pessoal.

Neste 11 de agosto, Dia do Advogado, o Navega MS homenageia um exemplo de determinação e superação que tem as raízes fincadas no coração de Camapuã. Bruce Lee Simões Pimentel chegou à cidade ainda criança, aos seis anos, vindo com a família de Ibicaraí, na Bahia, em 1995. Ali, viveu uma infância simples e típica do interior nos anos 90: brincadeiras na rua, futebol com amigos, e, ao mesmo tempo, responsabilidades precoces.

Como irmão mais velho, ajudava a cuidar dos irmãos enquanto os pais trabalhavam, além de colaborar nos serviços da autoescola da família, acompanhando o pai em aulas teóricas, inclusive em comunidades rurais como Pontinha do Cocho e Figueirão. “Camapuã é, de fato, a minha cidade, a minha referência de lar, o lugar ao qual sempre retorno com afeto e pertencimento”, afirma.

Assinando termo posse. Imagem/Arquivo pessoal

Ao iniciar a faculdade de Direito, Bruce sonhava em ser advogado na área cível. Mas a experiência de um estágio na Comarca de Camapuã mudaria tudo. Trabalhando no gabinete do juiz Dr. Deni Luis Dalla Riva, viu de perto o impacto da magistratura e recebeu dele incentivo para seguir nessa carreira. Com o apoio e a inspiração do magistrado, prestou concurso para Analista Judiciário no TJMS, foi aprovado e nomeado em 2013, na Comarca de Rio Verde. Conciliando trabalho e estudo, começou a se preparar para o concurso da magistratura em 2015.

Período em que Bruce viajava todos os dias com amigos de Camapuã para CG para a faculdade.

A caminhada foi árdua. Entre 2015 e 2022, encarou reprovações dolorosas, muitas delas por menos de um ponto, e enfrentou dificuldades para expor com clareza seus conhecimentos, lacunas herdadas da educação básica. “Trabalhei bastante para aprimorar minha comunicação escrita e, no fim, fui coroado com a aprovação no Tribunal de Justiça de Alagoas”, lembra. Para sustentar o sonho, precisou de disciplina extrema e renúncias. Estudava, em média, seis horas líquidas por dia, muitas vezes à noite depois de longas jornadas de trabalho. Abdicou de momentos de lazer e convívio social, encarando fins de semana inteiros dedicados aos livros.

Foto da mesa no primeiro dia que começou a estudar para magistratura em julho de 2015.

O esforço teve um preço alto, mas também recompensas. No dia 15 de janeiro de 2024, Bruce tomou posse como juiz, um momento de intensa emoção:

“Revi toda minha trajetória: um pequeno retirante nordestino que, junto com os pais, colocou a vida no fundo de um caminhão em busca de um recomeço; os sacrifícios e exemplos de perseverança que recebi deles; o privilégio de transformar um sonho em realidade”, descreve.

Poucos meses depois, assumiu a Comarca de Piranhas, em Alagoas, onde rapidamente criou laços com a comunidade. Em janeiro de 2025, tornou-se juiz titular da Vara Única. O desafio foi grande, já que a comarca estava sem juiz titular havia anos, acumulando processos e demandas urgentes. Com experiência prática adquirida ao lado de magistrados que o marcaram — como Dr. Deni Luis Dalla Riva, Dr. Fábio Henrique Calazans Ramos, Dr. Rafael Mateucci Cássia, Dr. Pedro Henrique Freitas de Paula e Dr. Vitor Curado —, Bruce passou a trabalhar para dar celeridade aos processos e promover a aproximação do Judiciário com a população. Realiza atendimentos rápidos, fornece informações claras e participa de ações sociais, palestras e campanhas, fortalecendo o papel social do magistrado.

Bruce com os pais durante a posse.

A influência de sua trajetória ultrapassou fronteiras e chegou até a sua própria família, inspirando parentes e amigos a retomarem os estudos. “Acredito que inspirar é uma responsabilidade que nasce do exemplo, mais do que de palavras”, afirma.

No Dia do Advogado, Bruce deixa uma mensagem especial aos jovens de Camapuã, especialmente aos que estudam em escola pública:

“Sonhem alto, mas estejam preparados para enfrentar barreiras. Persistam e resistam, pois, muitas vezes, é justamente atrás dos maiores obstáculos que se escondem os sonhos que parecem impossíveis.”

Bruce palestando no Instuto Federal de Piranhas (AL).

A história de Bruce Lee Simões Pimentel é a prova viva de que disciplina, constância e amor pelo conhecimento são capazes de transformar vidas. Um orgulho para Camapuã e um exemplo para todos os que acreditam que, por meio da educação, é possível mudar o próprio destino.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *