SES monitora aumento de casos e reforça importância da vacinação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou, nesta semana, a quarta morte por dengue em Mato Grosso do Sul. O novo óbito foi registrado em uma idosa de 74 anos, moradora de Aquidauana, que também possuía hipertensão arterial. A paciente apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 1º de fevereiro e faleceu dez dias depois. A confirmação da morte pela doença ocorreu na terça-feira (11).
Com esse novo caso, o estado já soma quatro vítimas fatais da dengue em 2025, todas mulheres com idades entre 65 e 88 anos, residentes nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina e Aquidauana. Além disso, outros quatro óbitos seguem em investigação para determinar se foram causados pela doença.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (12), Mato Grosso do Sul já registrou 4.308 casos prováveis de dengue neste ano, sendo 1.424 confirmados. Nos últimos 14 dias, as cidades de Figueirão, Japorã, Aparecida do Taboado e Paraíso das Águas apresentaram incidência média de casos confirmados da doença.
Vacinação contra a dengue
A SES também reforçou a importância da vacinação como medida preventiva. Até o momento, 126.409 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo. O estado recebeu do Ministério da Saúde um total de 207.796 doses da vacina contra a dengue, que deve ser administrada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença.
Chikungunya também preocupa
Além do avanço da dengue, Mato Grosso do Sul já registrou 2.742 casos prováveis de Chikungunya, sendo 387 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O boletim epidemiológico aponta ainda que um óbito foi confirmado no município de Dois Irmãos do Buriti em decorrência da doença.
A SES reforça a recomendação para que a população evite a automedicação e, em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, procure imediatamente uma unidade de saúde para avaliação e tratamento adequado.