Além dos usuários, moradores flagraram banheiros sujos com utensílios usados por eles. Polícia Militar informou que uma ação conjunta com a Assistência Social será realizada na próxima semana

Moradores de Camapuã voltaram a denunciar, nesta quinta-feira (10), o retorno de usuários de drogas à Praça Ernesto Sólon Borges, no centro da cidade. A cena se repetiu em plena luz do dia, quando um grupo foi flagrado por populares supostamente consumindo entorpecentes no local.
Além do flagrante, moradores também relataram a situação de abandono da praça, com banheiros públicos sujos e a presença de utensílios possivelmente usados para o consumo de drogas. “Isso afasta as famílias. Eu moro aqui há mais de 20 anos e a gente praticamente não vem mais à praça com as crianças”, comentou uma moradora.
Um comerciante que não quis se identificar e que possui estabelecimento nas imediações da praça, confirmou o aumento de usuários de drogas na região. “Isso incomoda um pouco, principalmente por causa da segurança do meu comércio e também dos clientes que frequentam o local”, disse.

No mês passado, uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Assistência Social já havia sido realizada para retirada de pessoas em situação de rua. Apesar disso, o problema persiste.
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que a administração municipal não tem autonomia legal para retirar à força moradores de rua da Praça Central, pois essas pessoas possuem direito de ir e vir garantido por lei. Segundo o município, frequentemente são feitas abordagens por meio da Secretaria de Assistência Social, que oferece alimentação, roupas e até passagens para os que desejam retornar à sua cidade natal. Ainda de acordo com a nota, muitos recusam o auxílio e, nesses casos, a prefeitura segue realizando o acompanhamento.

Sobre o uso de entorpecentes, a assessoria destacou que a responsabilidade pela abordagem e coibição é da Polícia Militar. Em relação à Praça Ernesto Solon Borges, a prefeitura informou que está em fase de estudos para uma reforma completa no local.
Já a Polícia Militar confirmou que realizará uma nova ação conjunta com a Assistência Social antes do feriado da próxima semana, com o objetivo de reforçar a segurança e reduzir a presença de usuários de drogas na área.
A Praça Central de Camapuã, como é mais conhecida, já foi ponto de encontro tradicional das famílias camapuanenses, mas hoje sofre com o abandono, a insegurança e a constante presença de usuários de drogas. Moradores esperam que as medidas anunciadas sejam efetivas e devolvam a tranquilidade ao centro da cidade.
