Sessão na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (10), teve a participação de pais e estudantes que pediram providências sobre os ônibus

Durante a sessão desta segunda-feira (10), os vereadores de Camapuã se comprometeram a buscar ajuda junto à prefeitura para resolver os problemas enfrentados pelos universitários no transporte até Campo Grande. A discussão contou com a presença de alguns estudantes e pais que foram à Câmara pedir providências após a grande repercussão do caso. Um dos ônibus cedidos pelo município quebrou quatro vezes em menos de um mês, sendo a última falha na quinta-feira (6).
O Navega MS entrou em contato com a Prefeitura de Camapuã na manhã desta terça-feira (11) para obter um posicionamento sobre a situação do transporte universitário. Em resposta, a administração municipal destacou que mantém um convênio com a Associação dos Universitários de Camapuã (AUCA), repassando R$ 145 mil anuais para auxiliar no custeio do combustível de um dos ônibus. Além disso, fornece dois veículos, custeia a manutenção e garante motoristas capacitados.
A Prefeitura reafirmou seu compromisso em buscar soluções para a demanda dos estudantes e informou que já iniciou tratativas para avaliar medidas que melhorem o transporte universitário, mantendo-se aberta ao diálogo.
O presidente da Câmara, vereador Pedrinho Cabeleireiro (PSDB), destacou que a cobrança por melhorias no transporte universitário já vem de gestões anteriores e que todos os vereadores estão comprometidos em resolver o problema. “Vamos continuar cobrando do prefeito para resolver isso de uma vez por todas”, afirmou.

Durante a sessão desta última segunda-feira, o vereador Ademar Laurindo (PODE) relatou que ele e outros vereadores se reuniram com o prefeito e com os pais universitários para discutir o problema. “Chegamos a um acordo de que vamos cobrar melhorias e, com o apoio do senador Nelsinho Trad, vamos buscar uma solução definitiva. Vamos continuar pressionando”, disse Laurindo.
Outros vereadores também expressaram seu compromisso com a causa. A vereadora Dayane Fernandes (PP) se mostrou envergonhada pela situação e reforçou que todos devem se unir para resolver o problema. Já o vereador Lelis (PODE) sugeriu a devolução de recursos da câmara para ajudar na compra de um novo ônibus. O vereador Hélio (PP) destacou que a solução deve vir de uma ação conjunta entre o município e o apoio de senadores.
O vereador Luiz Gonzaga (PSDB) trouxe a pauta do problema, e Nilcilei Dog (PL) também comentou sobre a iniciativa de buscar uma solução. Ambos ressaltaram que a negociação com o senador Nelsinho Trad partiu do veterinário Dr. Leandro Borges, candidato à prefeitura nas últimas eleições, que, durante sua campanha, conversou com o senador e trouxe o assunto à tona.
Reunião com o Senador Nelsinho Trad: Compromisso e Apoio
Em 17 de maio de 2024, representantes da AUCA, pais de alunos e o Dr. Leandro Borges, que na época era pré-candidato a prefeito, se reuniram de forma virtual com o senador Nelsinho Trad. Durante a reunião, o senador se comprometeu a ajudar com emendas para a compra de novos ônibus. Nelsinho Trad explicou que, para viabilizar as emendas, a comunidade deveria enviar um ofício formalizando o pedido. Ele se comprometeu a priorizar a questão e se mostrou disposto a ajudar. Dr. Leandro reforçou a importância da ação, agradecendo ao senador pelo apoio e enfatizando que a solução seria benéfica para toda a comunidade de Camapuã.
A AUCA reconhece o apoio da Prefeitura, mas reforça que a situação precária dos ônibus tem gerado desconforto entre os estudantes. Com o comprometimento dos vereadores e a mobilização de pais e universitários, a expectativa é que novas soluções sejam encontradas para resolver o problema.
Não se iludam, como me disse a secretária sei lá do que Keila Nunes , os universitários não são obrigação da prefeitura.
Não se iludam, como me disse a senhora Keila Nunes, secretaria sei lá do que dá prefeitura, os universitários não são da obrigação deles.
Muito bem !!! Como se trata de um problema que envolve estudantes universitários que redidem em CAMAPUÁ, temos a certeza que o Sr. MANOEL NERY, MD Prefeito Municipal e os VEREADORES acharão uma solução para resolver de vez o impasse e em caráter de urgencia de preferencia, pois, assim a situação exige. Aguardamos na certeza que será resolvido.