Onda de calor eleva termômetros acima dos 37°C e coloca o estado entre os mais quentes do país

Mato Grosso do Sul segue derretendo sob uma intensa onda de calor, com cidades do estado figurando pelo segundo dia consecutivo entre as mais quentes do Brasil. As regiões sudoeste e leste enfrentam temperaturas até 5°C acima da média durante o feriadão de Carnaval, com o calor extremo previsto até quarta-feira (5).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Sete Quedas liderou o ranking do Centro-Oeste e foi a sétima cidade mais quente do país no último sábado (1º), marcando 37,1°C. Porto Murtinho veio logo atrás, com 37°C, enquanto Água Clara registrou 36,9°C, garantindo a 11ª posição no levantamento nacional.
Na sexta-feira (28), o cenário foi semelhante: Sete Quedas novamente apareceu na sétima colocação, com 36,4°C, e Rio Brilhante figurou no ranking com 36,1°C.
Chuva intensa também preocupa
Apesar do calor sufocante, algumas cidades de Mato Grosso do Sul estão na rota de chuvas intensas. Alcinópolis, Corumbá, Coxim, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora podem registrar precipitações de até 50 mm/dia, acompanhadas por ventos de até 60 km/h.
Além disso, outras 20 cidades do centro-norte, Pantanal e sudoeste receberam alerta de perigo potencial para tempestades até a manhã de segunda-feira (3). O risco inclui queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas, embora o corte de energia seja considerado baixo.
O clima no estado segue em extremos: de um lado, calor escaldante; do outro, chuvas fortes trazendo alívio – e preocupação.
Fonte: Midiamax