Pular para o conteúdo

Navega MS

Início » Blog » Brasil monitora movimentação militar dos EUA na costa da Venezuela

Brasil monitora movimentação militar dos EUA na costa da Venezuela

Governo vê movimento como provocação, mas minimiza risco intervenção, por ora

Imagem: Divulgação/U.S. Navy/Dennis Griggs

O Brasil monitora a movimentação militar dos Estados Unidos próximo à Venezuela. Três navios destróieres de mísseis guiados “U.S. Aegis” foram enviados à costa venezuelana como parte de um esforço para enfrentar as ameaças dos cartéis de drogas da América Latina, segundo a Agência Reuters.

Fontes ouvidas pela CNN pontuam que o governo não acredita em um risco efetivo de uma intervenção americana no país neste momento, a ponto de se tentar remover o presidente do país do poder.

Considerando os elementos surpresas que têm marcado a segunda gestão de Trump, no entanto, tudo precisa ser levado em consideração.

Os movimentos, por ora, são vistos como provocações de Donald Trump contra Nicolás Maduro e são acompanhados de falas recorrentes que o governo americano tem feito contra a Venezuela.

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, subiu o tom contra o presidente do país nesta terça-feira (19) e o atrelou a um “cartel narcoterrorista”, do qual Maduro seria um chefe “fugitivo” indiciado nos Estados Unidos por tráfico de drogas.

A movimentação americana é atribuída a questões migratórias e de proteção da fronteira sul dos Estados Unidos.

Na segunda-feira (18), sem se referir aos navios de guerra, Nicolás Maduro disse que a Venezuela “defenderá nossos mares, nossos céus e nossas terras.” Ele fez alusão ao que chamou de “a estranha e bizarra ameaça de um império em declínio.”

Fonte: cnnbrasil

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *