Operação Adolescência Segura desmantela grupo que promovia automutilação e maus-tratos a animais em plataformas criptografadas

Em uma operação nacional coordenada pela Polícia Civil, um adolescente de 14 anos, residente em Campo Grande (MS), foi identificado como um dos líderes de uma organização criminosa que promovia crimes de ódio e desafios violentos na internet. A ação, denominada Operação Adolescência Segura, cumpriu 20 mandados de busca e apreensão em sete estados, resultando na prisão de dois adultos e apreensão de sete menores.
Segundo a delegada Ana Cláudia Medina, do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), o jovem desempenhava um papel central na engenharia dos crimes, atuando como administrador do grupo e participando ativamente da criação e disseminação de desafios que incentivavam automutilação e maus-tratos a animais. As atividades eram coordenadas por meio de plataformas digitais criptografadas, como Discord e Telegram.
Durante as buscas, foram apreendidos computadores, celulares e documentos na residência do adolescente, localizada no bairro Jardim Carioca. Apesar de ter confirmado sua participação e posição de liderança na organização, o jovem não foi apreendido devido à ausência de flagrante delito.
A operação visa desarticular uma das maiores redes criminosas do país voltadas à prática de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes, reforçando a necessidade de vigilância e ações coordenadas para combater a disseminação de conteúdos violentos e de ódio na internet.
Fonte:G1