Líder da Paróquia São João Batista, em Camapuã, explica a importância desse período para os católicos e dá orientações para viver a Quaresma com mais espiritualidade

A Quaresma tem início nesta Quarta-feira de Cinzas (5), marcando um período de 40 dias de preparação para a Páscoa, um dos momentos mais importantes do calendário cristão. Para os católicos, esse é um tempo de reflexão, penitência e conversão, inspirado nos 40 dias em que Jesus esteve no deserto em oração e jejum.
O padre Pedro, pároco da Igreja São João Batista, em Camapuã, explica que a Quaresma não é um período de mudanças extraordinárias, mas sim um tempo para viver com mais intensidade os exercícios espirituais que fazem parte da vida cristã: o jejum, a esmola e a oração.
“Nós não fazemos nada de extraordinário. Fazemos as coisas ordinárias – jejum, oração e esmola – de maneira extraordinária, para recuperar o sentido, a raiz e a essência desses atos”, explica o padre.

Além disso, a Quaresma é considerada um grande retiro espiritual para os fiéis. Durante esse tempo, são incentivadas práticas como a participação na missa aos domingos, a reza do terço, a via-sacra às sextas-feiras e a confissão, preparando-se para a celebração da Semana Santa e da Páscoa.
A Quaresma se inicia com a imposição das cinzas, um gesto simbólico que lembra a fragilidade humana e a necessidade de conversão. O período se encerra na Semana Santa, que começa com o Domingo de Ramos e segue até o Tríduo Pascal, com celebrações marcantes como a Missa do Lava-Pés na Quinta-feira Santa, a Paixão e Morte de Cristo na Sexta-feira Santa, e a renovação do Batismo no Sábado de Aleluia.

Para o padre Pedro, que está há quatro anos à frente da Paróquia São João Batista em sua segunda passagem pela comunidade, viver a Quaresma com profundidade significa dedicar-se a pequenos atos, mas com grande amor. “O importante não é o tamanho do sacrifício, mas a intenção com que ele é feito”, conclui o pároco, que é muito querido na cidade, especialmente pelas crianças, e tem formação em Filosofia e Teologia.