Pular para o conteúdo

Navega MS

  • por Navega MS
Início » Blog » Terremoto de intensidade moderada atinge Pantanal de Mato Grosso do Sul

Terremoto de intensidade moderada atinge Pantanal de Mato Grosso do Sul

Tremo de terra foi registrado na região de São Lourenço, no Pantanal de Corumbá (MS)

 

Tremo de terra foi registrado na região de São Lourenço, no Pantanal de Corumbá (MS). Imagem/Reprodução

 

No sábado, dia 1º de fevereiro, a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) registrou um tremor de terra de magnitude 4,5 na Escala Richter em Poconé, no estado de Mato Grosso. O município está 100 km ao sul de Cuiabá, e a pouco mais de 120 km da fronteira com Mato Grosso do Sul.

O abalo sísmico, considerado pela RSBR de intensidade moderada, foi analisado pelo Centro de Sismologia da USP. O epicentro do tremor teria sido a 14 km de Porto Jofre, uma região que faz parte do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

O terremoto pôde ser sentido pela população, e alcançou até a região da Barra do São Lourenço, em Corumbá. Não há informação a respeito de danos causados pelo fenômeno.

Escala Richter

Conforme consta no portal educacional Brasil Escola, a escala Richter é uma ferramenta matemática que possibilita medir a magnitude dos terremotos através das ondas sísmicas por ele geradas.

A escala, criada em 1935, não tem um valor mínimo ou máximo, mas costuma variar de 1 a 10, sendo 10 correspondente aos terremotos de maior magnitude. Até hoje, o terremoto mais forte já registrado marcou 9.5 na escala Richer, em Valdívia, no Chile, no ano de 1960.

No Brasil, o maior terremoto da história foi registrado no dia 20 de janeiro de 2024, no Amazonas, com 6,6 graus na Escala Richter. À época, o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o abalo sísmito ocorreu a 614,5 quilômetros de profundidade, o que permitiu a dissipação da energia.

O segundo maior terremoto brasileiro foi registrado em 7 de junho de 2022, em Tarauacá, no Acre, com 6,5 graus.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *