Fortes ventos derrubam árvores e chuva de granizo atinge algumas regiões
Na tarde desta segunda-feira (10), uma tempestade com ventos intensos atingiu Camapuã, causando diversos transtornos. Leitores da Navega MS enviaram registros e informaram sobre quedas de árvores na rua São Gabriel do Oeste – Vila Isolina e em três ruas do bairro João de Barro (ruas 1, 2 e 3).
Também houve relatos de chuva de granizo e quedas de árvores em chácaras no Bairro Alto, além de pontos com interrupção do fornecimento de energia. Um veículo foi atingido por pedaços de galhos no João de Barro. A chuva veio acompanhada de granizo em algumas regiões, surpreendendo os moradores.
O Navega MS conversou com o meteorologista Natálio Abrão, que explicou o fenômeno ocorrido em parte da cidade. Segundo o especialista, a chuva forte foi rápida e pontual:
“A direção do vento não foi definida. Isso acontece até mesmo por conta da geografia da região. Por haver montanhas, o ar frio desce com muita força. Ao entrar em contato com o chão quente, esse vento retorna para cima em movimento circular, como uma manivela, causando fortes rajadas. Esse fenômeno dificilmente ocorre em regiões planas”, explicou.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), estava em vigor um alerta amarelo para chuvas intensas na região, válido até as 9h da manhã desta terça-feira (11). O alerta indicava a possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h, além do baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para esta terça-feira, a previsão é de uma tempestade em partes da região, com temperatura máxima de 32°C e mínima de 20°C. Recomenda-se que a população permaneça atenta aos avisos meteorológicos e tome as devidas precauções para garantir a segurança.