Pular para o conteúdo

Navega MS

Início » Blog » Santa Casa de Campo Grande alerta para risco de colapso por falta de reajuste em convênio com SUS

Santa Casa de Campo Grande alerta para risco de colapso por falta de reajuste em convênio com SUS

Segundo a instituição, o convênio não recebe qualquer atualização financeira desde agosto de 2023

Hospital da Santa Casa / André de Abreu

A Santa Casa de Campo Grande, principal referência hospitalar de Mato Grosso do Sul, emitiu alerta sobre a possibilidade de colapso nos atendimentos devido à falta de reajuste no Convênio 3A/2021 firmado com o Município e o Estado para prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a instituição, o convênio não recebe qualquer atualização financeira desde agosto de 2023, e seu término está previsto para o próximo dia 31 de outubro. Sem a renovação ou reajuste, a Santa Casa afirma que está operando com severo déficit e recorrendo a endividamento para manter as atividades hospitalares.

A situação levou o hospital a recorrer à Justiça para que gestores públicos assumam responsabilidades legais e garantam a continuidade do atendimento. A Justiça chegou a determinar, no início de outubro, um prazo de 30 dias para que o impasse fosse resolvido, mas segundo a Santa Casa não houve manifestação efetiva dos gestores até agora.

A instituição reforça que a criação de grupos de trabalho ou comissões não resolve a urgência, já que as negociações com o Município e o Estado se arrastam há mais de 15 meses.

A direção do hospital alerta que a continuidade do atendimento dependem de ação rápida e conjunta entre gestores públicos e representantes da sociedade civil.

Fonte: TopMidia News

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *