Segundo a instituição, o convênio não recebe qualquer atualização financeira desde agosto de 2023

A Santa Casa de Campo Grande, principal referência hospitalar de Mato Grosso do Sul, emitiu alerta sobre a possibilidade de colapso nos atendimentos devido à falta de reajuste no Convênio 3A/2021 firmado com o Município e o Estado para prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a instituição, o convênio não recebe qualquer atualização financeira desde agosto de 2023, e seu término está previsto para o próximo dia 31 de outubro. Sem a renovação ou reajuste, a Santa Casa afirma que está operando com severo déficit e recorrendo a endividamento para manter as atividades hospitalares.
A situação levou o hospital a recorrer à Justiça para que gestores públicos assumam responsabilidades legais e garantam a continuidade do atendimento. A Justiça chegou a determinar, no início de outubro, um prazo de 30 dias para que o impasse fosse resolvido, mas segundo a Santa Casa não houve manifestação efetiva dos gestores até agora.
A instituição reforça que a criação de grupos de trabalho ou comissões não resolve a urgência, já que as negociações com o Município e o Estado se arrastam há mais de 15 meses.
A direção do hospital alerta que a continuidade do atendimento dependem de ação rápida e conjunta entre gestores públicos e representantes da sociedade civil.
Fonte: TopMidia News