‘Passei e fiz um boneco de neve’, diz moradora

Acostumados com o calor acima de 30°C, o sul-mato-grossense usou a inteligência artificial para fazer memes que refletem o frio intenso registrado em Mato Grosso do Sul na manhã desta quarta-feira (25). O monumento de Aral Moreira, a 372 quilômetros de Campo Grande, ficou “congelado”, com sensação térmica de -10°C.
Apesar de parecer real, não há registro de neve em Mato Grosso do Sul, mesmo com a sensação térmica negativa. A imagem criada por inteligência artificial foi publicada pela página Notícias de Aral Moreira. Moradores entraram na brincadeira: “Eu passei aí cedo e fiz um boneco de neve, não saiu na foto”, descreve.
Contudo, a cidade registrou geada e mínima de 3°C. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a sensação térmica, por volta das 5h desta manhã, foi de -10,6°C. A estação indicada é da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Nevou?
A prefeita da cidade, Elaine Aparecida Soligo, diz que o frio foi intenso, mas não ao ponto de nevar. A cidade registrou muito frio, entretanto, não há registro de neve. De acordo com a análise do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Aral Moreira registrou temperatura mínima de 3°C, valor que impossibilita nevar.
O meteorologista Diogo Arsego, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em entrevista a BBC Brasil, explica de forma direta que a neve é uma “chuva de inverno”. Logo, é preciso a formação de chuva aliada às baixas temperaturas para a neve ser formada.
Fonte: midiaMax