Ele estava a caminho do trabalho na madrugada desta sexta quando o acidente aconteceu

Um rapaz ficou ferido ao cair após sua bicicleta enroscar em fios durante o trajeto para o serviço na Rua Araí, localizada no Bairro Jardim Tarumã, em Campo Grande, durante a manhã desta sexta-feira (27).
Como uma forma de alerta, sua genitora procurou a reportagem para detalhar o caso, explicando que o pneu da bicicleta chegou a sair por conta do incidente. “Os fios enroscaram e a roda travou antes de ser arrancada do quadro da bicicleta. Por causa disso ele foi jogado longe”, conta.
Apesar do susto, o rapaz teve algumas escoriações pelo corpo e seguiu normalmente para o serviço após a queda.
“Esse local tem muitos fios de internet pendurados, soltos e caídos na rua. Tem ficado cada vez pior”, explica.
O TopMídiaNews procurou a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia e cuidados com os postes de iluminação pública da cidade, sendo informado que a manutenção dos cabeamentos de internet é de responsabilidade das empresas. Confira a nota:
“A Energisa cumpre o disposto na regulação conjunta da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), que determina a obrigatoriedade de toda distribuidora de energia de compartilhar a infraestrutura dos postes com as empresas de telecomunicações. À Energisa cabe a disponibilização dos postes e fiscalização. Por outro lado, as empresas de telefonia, internet e TV a cabo, que utilizam as estruturas, são responsáveis pela instalação correta e dentro dos padrões e pela manutenção de suas próprias redes (cabeamento).
Além da ocupação regular dos postes, pelas empresas que possuem o contrato de compartilhamento com a Energisa, há a ocupação clandestina, sem autorização e cumprimento dos padrões técnicos e de segurança. Esta é uma realidade que tem sido combatida fortemente pela concessionaria. A Energisa tem intensificado a remoção dessas irregularidades, identificadas por meio de fiscalização e/ou denúncias da própria população.
No que se refere às empresas regulares, a Energisa as notifica quando identifica situações fora do padrão (sob pena de remoção dos cabos inadequados, nos casos de risco à segurança) e mantém o diálogo constante, de modo a avançar no ordenamento da fiação em todo estado. O desafio, neste caso, está no compromisso dos provedores de telecomunicações de realizar a ampliação de cabeamento com autorização e conhecimento da concessionária, além de reforçar a manutenção de suas redes.”
Fonte: TopMidia News