Pular para o conteúdo

Navega MS

  • por Navega MS
Início » Blog » Camapuã cria Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal para fortalecer defesa dos direitos femininos

Camapuã cria Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal para fortalecer defesa dos direitos femininos

Projeto de autoria da vereadora Dayane Fernandes garante espaço permanente de acolhimento, fiscalização e promoção da igualdade de gênero no município

Vereadora Dayane, comemora ao lado de mulheres aprovação de projeto.

A Câmara Municipal de Camapuã instituiu oficialmente, nesta segunda-feira (25), a Procuradoria Especial da Mulher, que vai funcionar na própria sede do Legislativo municipal. O novo espaço é dedicado à defesa dos direitos femininos e ao fortalecimento de políticas públicas voltadas à igualdade de gênero. A iniciativa, aprovada por meio do Projeto de Resolução nº 003/2025, é de autoria da vereadora Dayane Fernandes e marca um avanço histórico para a proteção e valorização das mulheres no município.

A nova procuradoria terá como função receber e encaminhar denúncias de violência ou discriminação contra a mulher, acompanhar programas governamentais, sugerir projetos de lei, além de promover campanhas educativas, audiências públicas e ações de conscientização. Também será um canal direto de acolhimento e orientação, em parceria com a rede de proteção já existente.

 

Imagem/Câmara Municiapal de Camapuã

Segundo a resolução, o cargo de Procuradora Especial da Mulher será exercido por uma vereadora com mandato de dois anos, permitida uma recondução. Na ausência de outra parlamentar, o posto poderá ser ocupado por servidoras efetivas da Casa ou colaboradoras convidadas da área jurídica ou social.

Para a vereadora Dayane Fernandes, autora do projeto, a criação desse espaço representa um compromisso do Legislativo com a construção de um município mais justo e seguro:

“A Procuradoria da Mulher é um instrumento essencial para garantir voz às camapuanenses, combater todas as formas de violência e promover a igualdade de oportunidades. Trata-se de um avanço na luta por uma sociedade mais respeitosa e igualitária”, destacou.

A iniciativa segue em consonância com as diretrizes da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e será um importante aliado no enfrentamento à violência doméstica, além de incentivar a participação política e social das mulheres em Camapuã.

Com a criação da Procuradoria, a Câmara Municipal reforça seu papel não apenas como espaço legislativo, mas também como ponto de apoio e proteção às mulheres, consolidando um marco de valorização feminina na história política local.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *