Segundo denúncias, um dos vizinhos já matou diversos gatos e teria soltado os cães de propósito

Dois cães estão aterrorizando moradores e outros animais na região do bairro Cohafama, próximo a um shopping, em Campo Grande. Com coleiras e peitoral, item utilizado para passeios, os animais atacam pessoas e gatos, e diversos já foram encontrados mortos, inclusive filhotes.
Uma mulher que não quis se identificar, relatou a reportagem do TopMídiaNews que os moradores do bairro se reuniram para cuidar dos gatos, com instalação de casinhas em diversas ruas e disponibilização de água e ração, todos os dias. “São gatos muito bem tratado”, relatou. Entretanto, a presença dos cães está tirando a paz da vizinhança.
“De uns dias para cá esses dois cachorros aparecem por aqui, é um Pitbull e outro, e vem fazendo um ‘arrasta’ na rua”, disse. Conforme a moradora, os cães possuem um tutor, que costumava soltá-los a noite. Porém, sem saber quem são os responsáveis, não conseguem provar a autoria dos ataques, mesmo com os vídeos dos ataques, gravados por câmeras de segurança. “Não sabemos quem são os donos desses cachorros, desconfiamos, mas não podemos provar nada”.
Os ataques ocorrem principalmente nas ruas Botucatu, Arpoador e Carandazal. Segundo a denunciante, um dos moradores da Rua Botucatu tem um histórico de violência contra animais, principalmente gatos: há relatos de que a pessoa tenha matado felinos acorrentados, atropelados, envenenados e até a pedradas.
“A moradora dessa rua tem uma câmera virada para a casa desse cara. Ela já fez denúncias na Decat [Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista], mas não deu em nada. Até audiência aconteceu, mas o cara continua matando os gatos. E agora tem esses dois cachorros caramelo que estão fazendo um terror aqui”, disse. “O Cohafama é um bairro pequeno e tranquilo, tem 300 casas”.
A violência do morador para com os gatos já foi tanta que, conforme relatos, ele agrediu um felino com uma corrente. O animal foi socorrido, mas quebrou uma das patas e segue em tratamento. Além disso, moradoras também afirmaram que o suspeito de maus-tratos envenena animais e despeja os corpos em córregos de Campo Grande.
“Ele é o único morador que faz isso, todo mundo tem medo dele aqui. Como é um bairro pequeno, todo mundo passei com crianças nas ruas, com os cachorrinhos e os gatos estão sempre acompanhando os moradores nas caminhadas. Os moradores daqui andam sempre com um saquinho de ração e uma garrafinha de água para trocar a água dos gatos das ruas e colocar ração.
Com os cuidados que os vizinhos do bairro tem, cada morte de animal deixa a população indignada. “A maior parte está horrorizada, mas estamos de mãos atadas. Boa parte dos moradores aqui alimentam os gatos das ruas, distribuem rações em vasilhas de água, que são trocadas e lavadas diariamente. Inclusive, há casinhas com abrigos e cobertas. Mas agora apareceram esses cachorros, que fazem campana na frente da casa da moradora que mais cuida da maioria dos gatos, e matam até filhotes”.
A reportagem entrou em contato com a Decat, questionou sobre as denúncias realizadas e as mortes dos animais. O espaço segue aberto para manifestações do órgão.
Fonte: topmidianews