Regiões sul e sudeste devem ser as mais afetadas, com passagem de frente fria e possibilidade de tempestades

Após o ciclone extratropical que atingiu as regiões Sul e Sudeste na última semana, a previsão é de que o mês de novembro ainda registre cerca de três ocorrências do fenômeno meteorológico. A informação foi confirmada à CNN Brasil pelo climatologista e professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Francisco Aquino.
Segundo o profissional, as duas regiões serão afetadas pelo fenômeno — considerado comum nesta época do ano —, com passagem de uma frente fria. “Não quer dizer que eles [os eventos climáticos] vão causar tornados”. Para Francisco, esses fenômenos costumam atingir, em sua maioria, os estados das regiões Sul e Sudeste. No entanto, existe a possibilidade de que esses ciclones também alcancem, em determinado momento, outros estados do Brasil em razão da intensidade da frente fria e das tempestades provocadas por esses ciclones.
“Nos cenários dos próximos 15 a 20 dias, esses três ciclones (ou mais) podem se formar aqui no Atlântico Sul, influenciando, como sempre fazem, a região Sul e Sudeste do Brasil. Isso é um esperado”, concluiu o climatologista.