Pular para o conteúdo

Navega MS

Início » Blog » Parar de fumar salva vidas: Dr. Fernando Ribeiro alerta sobre os riscos do tabagismo

Parar de fumar salva vidas: Dr. Fernando Ribeiro alerta sobre os riscos do tabagismo

Diretor clínico do Hospital de Camapuã reforça a importância da cessação do hábito e os benefícios imediatos e a longo prazo para a saúde

Imagem/TJCC

O tabagismo continua sendo um dos principais desafios de saúde pública em todo o mundo, responsável por mais de 8 milhões de mortes anuais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2024). A fumaça do cigarro contém mais de 7.000 substâncias químicas, sendo pelo menos 70 cancerígenas. Para o Dr. Fernando Ribeiro, diretor clínico do Hospital de Camapuã,

“parar de fumar é, sem dúvida, uma das decisões mais importantes que alguém pode tomar para cuidar da própria saúde. Cada minuto sem fumar já traz benefícios ao corpo, e os efeitos positivos só aumentam com o tempo.”

Segundo o especialista, os benefícios da cessação são perceptíveis em diferentes aspectos da vida:

“Em apenas 20 minutos sem fumar, a pressão arterial e os batimentos cardíacos começam a melhorar. Após um ano, o risco de infarto cai pela metade. E, em poucos anos, o risco de AVC e câncer diminui de forma significativa.”

Além de salvar vidas, Dr. Fernando destaca que abandonar o cigarro melhora a respiração, o fôlego, o paladar, a pele e até mesmo o convívio familiar, ao eliminar a exposição à fumaça passiva.

Entre os principais benefícios apontados pelo diretor clínico estão a redução do risco cardiovascular, a prevenção de diversos tipos de câncer — como pulmão, laringe, boca, esôfago, bexiga e pâncreas — e a melhora da função pulmonar, retardando a progressão da DPOC e diminuindo sintomas como tosse e falta de ar.

“Parar de fumar antes dos 40 anos pode evitar mais de 90% da mortalidade atribuível ao tabaco”, reforça Dr. Fernando, que também enfatiza o impacto positivo na saúde pública ao reduzir a exposição passiva à fumaça, prevenindo doenças em crianças e adultos não fumantes.

Dr. Fernando Ribeiro

Além dos ganhos físicos, a cessação do tabagismo traz benefícios motivacionais importantes para o paciente: melhora da qualidade de vida e disposição física, economia financeira, além de aprimoramento do paladar, olfato e da estética bucal e cutânea.

“A intervenção mais eficaz para aumentar a longevidade e melhorar a qualidade de vida continua sendo parar de fumar. A abordagem ideal combina aconselhamento, apoio comportamental e, quando necessário, tratamento farmacológico”, conclui Dr. Fernando Ribeiro.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *