Pular para o conteúdo

Navega MS

Início » Blog » Trem Brasil-Peru: parceria com China construirá ferrovia rumo ao Pacífico

Trem Brasil-Peru: parceria com China construirá ferrovia rumo ao Pacífico

Acordo assinado em 7 de julho prevê estudos para nova linha férrea que ligará o Acre ao porto de Chancay, no Peru, criando corredor bioceânico com foco em exportações

Brasil e China assinaram, no último dia 7 de julho, um acordo histórico para o desenvolvimento de uma ferrovia que ligará o estado do Acre ao porto de Chancay, no Peru, abrindo uma nova rota para o Oceano Pacífico e fortalecendo as relações comerciais entre os continentes sul-americano e asiático.

Segundo o Ministério dos Transportes, o objetivo é realizar estudos de viabilidade para a construção de um corredor ferroviário bioceânico, que será integrado a rodovias e hidrovias brasileiras. A ideia é criar uma malha logística moderna, eficiente e conectada aos principais corredores comerciais do mundo.

A iniciativa promete beneficiar especialmente a região Centro-Oeste, com foco no escoamento da produção agrícola e mineral para os portos do Arco Norte e do Sudeste, reduzindo custos e prazos no transporte de mercadorias ao mercado asiático por meio do Oceano Pacífico.

As obras da futura ferrovia ficarão sob a responsabilidade da Infra S.A., empresa estatal brasileira vinculada ao Ministério dos Transportes, e do lado chinês, pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa Econômica, braço estratégico da China State Railway Group — considerada a maior empresa pública ferroviária do mundo. Só nos quatro primeiros meses de 2025, as ferrovias chinesas transportaram mais de um bilhão de passageiros, sendo referência global em transporte de alta velocidade.

A assinatura do acordo representa mais um passo na integração sul-americana, além de reforçar a presença da China em projetos estruturais estratégicos no Brasil. A ferrovia é vista como peça-chave para tornar o Brasil mais competitivo no comércio internacional.

 

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *