Pular para o conteúdo

Navega MS

Início » Blog » Como a inteligência artificial pode ajudar pequenos empreendimentos no dia a dia?

Como a inteligência artificial pode ajudar pequenos empreendimentos no dia a dia?

Ferramenta acessível e poderosa, a inteligência artificial se torna uma grande aliada de pequenos empreendedores, otimizando tempo, melhorando o atendimento e impulsionando decisões estratégicas com base em dados

(Freepik/Reprodução)

(Freepik/Reprodução)

Não estamos falando de uma visão futurista: a inteligência artificial – IA – tem revolucionado muitas áreas, e não é diferente no mundo dos negócios, especialmente, quando a gente fala de pequenos empreendimentos

É uma aliada, um braço forte para aquele que ainda não tem capacidade de contratação de muitos funcionários, então, muitas tarefas acabam ficando sob a responsabilidade da (o) dona (o) do negócio.

Sendo assim, a gestão do negócio pode chegar a um novo patamar, com a automatização de tarefas, melhoria no atendimento e na tomada de decisões mais estratégicas, com base em dados.

“A inteligência artificial traz ferramentas de apoio e suporte, tornando o processo bastante interessante. Ou seja, com o avanço da tecnologia, que na verdade é um conjunto de técnicas que vem sendo aprimoradas ao longo de anos, hoje você consegue utilizar a IA para automatizar tarefas rotineiras, que consomem muito tempo e energia, por exemplo”, afirmou o professor de engenharia elétrica da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Ruben Godoy, que também desenvolve pesquisas nas áreas de inteligência artificial.

IA ajuda desde a organização de uma agenda até o controle financeiro

Conforme Ruben, com o avanço desta tecnologia, o atendimento ao cliente, por meio de um chat bot, por exemplo, o ajuda a organizar uma agenda, fazer controle de estoque, relatórios automáticos e controle financeiro, entre várias outras funções.

Além disto, a IA também permite que você analise dados ou que extraia respostas de dados, de forma muito mais eficaz e inteligente.

“Se você usar, por exemplo, plataformas que conseguem integrar o comportamento de consumo com vendas, talvez até com redes sociais, você entende o perfil do cliente, consegue prever tendências de mercado e tomar decisões muito mais assertivas, muito mais estratégicas. Ou seja, significa que a empreendedora não precisa apostar no escuro. Ela pode usar dados reais e históricos, até para definir um produto que tenha maior potencial de mercado”, ressaltou o professor.

Imagem/New Voice. AI

Sendo assim, a inteligência artificial vai colaborar também para ajustar um preço e até mesmo fazer uma promoção. Ainda de acordo com Ruben, outro ponto importante é que a IA está se tornando cada vez mais acessível.

Inteligência artificial é um recurso acessível e na palma da mão

“Hoje a gente tem a IA na mão, nos nossos smartphones, com aplicativos, ou de nossos computadores, tendo recursos embutidos, sem a necessidade de você ter que desenvolver algo avançado, então, ela está se tornando algo comercial, algo muito próximo da gente e todos podem usar esta tecnologia no dia a dia do seu negócio, mesmo você não sendo especialista da área”, explicou Godoy.

Por fim, o professor argumenta que as mulheres empreendedoras podem ter a inteligência artificial como “uma aliada gigantesca”. “Vai ajudar a ganhar tempo, melhorar o relacionamento com o cliente e na tomada de decisões, porque oferece o suporte baseado em um histórico, em dados reais, e contribui para uma gestão muito mais profissional, muito mais inovadora e eficiente”, finalizou.

Sicredi investe em inteligência artificial e criou o assistente virtual Theo

O Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia investiu em inteligência artificial e criou o assistente virtual Theo, que é uma homenagem ao padre Theodor Amstad, patrono do cooperativismo brasileiro.

O Theo é um aliado poderoso no setor financeiro cooperativo, melhorando a eficiência operacional e a experiência do usuário, mantendo, ao mesmo tempo, o atendimento personalizado característico do cooperativismo.

Seis dicas para empreendedoras:

  • Identifique áreas onde a IA pode trazer benefícios, como automação de processos e melhoria no atendimento aos clientes
  • Personalize seu plano de negócios usando a IA
  • Otimize sua estratégia de marketing, gerando conteúdo com a ajuda da IA
  • Desenvolva sua identidade visual com a IA
  • Invista em treinamentos e capacitação da sua equipe com os recursos da IA
  • Faça uso de emails, campanhas e chatbots inteligentes, os quais oferecem suporte 24 horas ao clientes, todos com o uso da IA

Acompanha o projeto Donas do Sicredi, no site: clicando aqui!

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *