Pular para o conteúdo

Navega MS

  • por Navega MS
Início » Blog » Eliza Samudio: consulado e mãe confirmam que passaporte com nome da campo-grandense foi encontrado em Portugal

Eliza Samudio: consulado e mãe confirmam que passaporte com nome da campo-grandense foi encontrado em Portugal

Documento antigo foi localizado em um apartamento alugado, entregue ao consulado brasileiro em Lisboa e comunicado ao Itamaraty

Eliza Samudio: consulado e mãe confirmam que passaporte com nome da campo-grandense foi encontrado em Portugal

Um passaporte antigo em nome de Eliza Silva Samudio, campo-grandense, foi encontrado em um apartamento em Portugal e entregue às autoridades brasileiras. A informação foi divulgada pelo portal Leo Dias e posteriormente confirmada pelo Consulado-Geral do Brasil em Portugal e pela mãe de Eliza, Sônia Moura. Procurado, o Itamaraty ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.

De acordo com as informações, o documento foi localizado no fim de 2025, em meio a livros, dentro de um apartamento alugado. Um homem identificado apenas como José afirmou ter encontrado o passaporte “escondido ou esquecido” e decidiu levá-lo ao consulado brasileiro em Lisboa após reconhecer o nome e a foto da vítima.

Em nota, o Consulado-Geral informou que recebeu o documento na sexta-feira (2) e realizou comunicação oficial ao Itamaraty, em Brasília. “Neste momento estamos aguardando instruções sobre quais são os próximos passos com relação ao documento”, informou o consulado. Fontes apontam que o passaporte é autêntico e que não há registro de emissão de segunda via.

Sônia Moura, mãe de Eliza Samudio, confirmou que tomou conhecimento da existência do passaporte, mas disse que só irá se manifestar publicamente após uma análise mais detalhada do objeto, junto de seus advogados. Ela afirmou que prefere cautela diante da repercussão do caso.

O homem que encontrou o documento relatou que ficou em choque ao perceber de quem se tratava. Segundo ele, o passaporte estava visível sobre um livro em uma sala compartilhada do apartamento, onde vivem outras pessoas. “Pela foto eu já sabia quem era a dona do documento”, relatou.

O passaporte contém registro de entrada de Eliza Samudio em Portugal no ano de 2007, mas não há anotação de saída do país. Não se sabe ao certo como ela retornou ao Brasil. Uma das hipóteses levantadas é que Eliza tenha perdido o documento e solicitado uma autorização especial para voltar ao país.

Eliza Samudio, natural de Campo Grande (MS), foi assassinada em 2010, em um crime que chocou o Brasil e teve grande repercussão internacional. O ex-goleiro Bruno Fernandes foi condenado a mais de 20 anos de prisão por homicídio, ocultação de cadáver, sequestro e cárcere privado. O corpo de Eliza nunca foi localizado.

Quinze anos após o crime, o reaparecimento do passaporte reacende discussões e atenção sobre um dos casos mais emblemáticos da história recente do país.

Fonte: O Globo

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *